Early Call - 08/11/2021

Early Call - 08/11/2021

Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021

Para Ficar Atento

Nos EUA, a última rodada de resultados pode agir como um catalisador para novas escaladas do mercado e o presidente do Fed, Jerome Powell, participará de uma conferência online sobre gênero e economia realizada pelo Fed (12h30).

Em Brasília, o cenário de incerteza quanto à aprovação da PEC dos Precatórios aumentou: a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber suspendeu temporariamente o repasse de verbas do governo à base aliada do Orçamento secreto, o que teria sido decisivo para a aprovação da semana passada.

Mercados ontem:

Câmbio:

O dólar passou por forte correção nesta 6ªF, com o aumento do apetite do mercado por risco no Brasil e em NY após os dados acima do esperado de emprego nos EUA e ajudado pelo noticiário político “tranquilo” em Brasília.

Ações Brasil:  

O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira, assegurando um desempenho positivo na primeira semana de novembro, quando uma bateria de resultados corporativos dividiu as atenções com as negociações sobre a PEC dos Precatórios. O volume financeiro somou 35,3 bilhões de reais.

USA:

Um payroll forte, indicando a criação de 531 mil empregos em outubro, nos EUA, muito acima dos 400 mil do consenso, animou Wall Street e as bolsas em NY bateram novo recorde de fechamento na última sessão da semana.

Notícias Corporativas

Magazine Luiza (MGLU3)

A ação do Magazine Luiza fechou em forte alta, nesta sexta-feira (5), ensaiando uma recuperação das perdas acumuladas nas últimas semanas com o pessimismo do mercado com os rumos da economia brasileira, em um ambiente de pressões inflacionárias, ciclo de alta dos juros e preocupações com o quadro fiscal do país a menos de um ano da eleição presidencial de 2022.

A disparada do preço de MGLU3 ocorre ainda a seis dias da data de divulgação do resultado financeiro do terceiro trimestre da companhia e após uma consultoria norte-americana destacar o marketplace da varejista em um estudo sobre qualidade e eficiência no comércio eletrônico.

O mercado também aguarda os dados da Pesquisa Mensal de Comércio referente a setembro, a ser divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no próximo dia 11, mesma data do resultado trimestral de Magalu, previsto para sair após o fechamento da Bolsa (18h, novo horário, a partir da próxima segunda-feira).

Frederico Trajano , CEO do Magazine Luiza, ajudou a transformar a varejista de eletrodomésticos fundada por sua família na década de 1950 em um gigante do comércio eletrônico no Brasil. Agora, Trajano quer transformar o Magalu mais uma vez.

image

Trajano, de 45 anos, liderou a compra de 20 empresas de menor porte no último ano pelo Magazine Luiza. Os alvos incluíram fintechs, empresas de entrega de comida, startups de inteligência artificial e uma plataforma voltada para o público geek.

“Queremos tornar o Brasil digital, assim como tornamos o Magazine Luiza digital”, disse Trajano, em entrevista à Bloomberg Television. “Quando você olha o e-commerce no Brasil, mesmo depois da crise de Covid, representa apenas 10% do varejo. Portanto, o comércio eletrônico no Brasil vai crescer de qualquer maneira, mesmo que o PIB não cresça.”

No Magazine Luiza, o e-commerce já responde por cerca de 70% da receita, disse Trajano. Ele espera que a estratégia ajude a compensar o fraco crescimento do Brasil.

“Não perco muito tempo com previsão macro. Para o Brasil, é inútil, porque é um país muito volátil”, disse Trajano. O cenário mais negativo para a economia brasileira tem pesado sobre as ações do Magazine Luiza, que acumulam queda de 52% no ano depois do salto em 2020. A empresa também enfrenta maior concorrência da Amazon e do Mercado Livre.

Entre as iniciativas, o Magazine Luiza está vendendo produtos financeiros para outras varejistas conectadas ao seu marketplace, na esteira das recentes aquisições, disse o executivo. O objetivo de Trajano é transformar a empresa em algo semelhante aos conglomerados onipresentes da China, como Alibaba ou Tencent, empresas que têm “um modelo de negócio mais amplo, mas muito focado em um único país”, disse.

Enquanto tenta mais uma vez reformular a Magalu, Trajano quer conduzir a estratégia sem mudar a “alma feminista de mente aberta” da empresa.

image

“Fomos fundados e liderados por mulheres há cerca de 40 anos, isso é muito atípico para a América Latina”, disse Trajano. A empresa leva o nome de Luiza Trajano Donato, tia-avó de Frederico, que ajudou a fundar a varejista. A mãe dele, Luiza Helena Trajano, atualmente é presidente do conselho, após um longo período como CEO.

“Grande parte do meu sucesso vem do que aprendi com as duas Luizas, o cerne da nossa cultura empresarial”, afirmou.

O papel terminou o pregão de sexta com valorização de 12,82%, cotado a R$ 12,50. Há um ano, MGLU3 chegou a valer mais de R$ 28.

Fonte: Suno notícias, Infomoney e Investing.com

image