Early Call - 09/11/2021

Early Call - 09/11/2021

Terça-feira, 09 de Novembro de 2021

Para Ficar Atento

Nos EUA, Presidente do Fed, Jerome Powell, abre e presidente do BoE, Andrew Bailey, e dirigente do BCE Isabel Schnabel participam de evento organizado em conjunto pelo Fed, BoE, BCE e BoC sobre inclusão.

Por aqui, está marcada para as 9h a sessão da Câmara para votar os destaques ao texto da PEC dos precatórios aprovado em primeiro turno, na semana passada. Na sequência, a proposta será votada em segundo turno.

Mercados ontem:

Câmbio:

Em meio às expectativas para votação da PEC dos Precatórios em segundo turno na Câmara dos Deputados, investidores retomaram posições defensivas no mercado de câmbio doméstico nesta segunda-feira, 8. Em sessão de liquidez reduzida, a moeda americana fechou em leve alta.

Ações Brasil:  

A Bolsa começou a sessão desta segunda em queda, com o Ibovespa oscilando entre o terreno negativo e positivo até o último minuto de negociação. A sessão foi dividida entre o bom desempenho de ações ligadas a matérias-primas (commodities) e incertezas sobre o futuro da PEC dos Precatórios, o Projeto de Emenda à Constituição que pretende abrir espaço no orçamento público para o financiamento do Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. O volume financeiro somou 25,1 bilhões de reais somente

USA:

As bolsas norte americanas renovaram os recordes de fechamento nesta 2ªF com altas modestas, enquanto investidores aguardam os dados de inflação nos EUA em outubro

Notícias Corporativas

Vale do Rio Doce (VALE3)

A Vale anunciou na sexta-feira dia 05/11 a venda de todas suas ações ordinárias da empresa de fertilizantes Mosaic, em operação que deverá render US$1,26 bilhão líquidos para a companhia. A mineradora destacou que a transação reforça o pilar estratégico de disciplina na alocação de capital e de foco em seus negócios principais.

“A liquidação da operação é esperada para hoje 9 de novembro de 2021, sujeita aos procedimentos usuais de fechamento”, disse a Vale em comunicado.

A Vale tem destacado em apresentações recentes que pretende caminhar para uma carteira de ativos mais enxuta, com desinvestimentos de alguns negócios. Nesta semana, a empresa teve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Cade, para venda de ativos de ferroligas de manganês em Minas Gerais ao Grupo VDL.

Outros ativos que a Vale pretende vender incluem a mina de carvão de Moatize, em Moçambique, além das participações na Mineração Rio do Norte, na Companhia Siderúrgica do Pecém e na California Steel Industries.

image

Nessa segunda-feira (08) as ações da Vale (VALE3) dispararam 5,44%, cotadas a R$ 67,60. A alta veio após recuperação do preço do minério de ferro no mercado internacional. O minério de ferro mais negociado em janeiro na Bolsa de Commodity de Dalian fechou em alta de 1,4%, a 570,50 yuanes (89,17 dólares) a tonelada, após uma liquidação de sete sessões.

Além disso, o avanço dos papéis da maior mineradora do Brasil subiram em meio a uma correção dos ativos após quedas em pregões anteriores. Na semana passada, as ações da empresa chegaram a desabar 7,6% em um único dia.

A queda aconteceu depois que UBS cortou o preço-alvo da ADR da mineradora de 15 para 11 dólares. O Morgan Stanley foi no mesmo caminho e reduziu seu preço-alvo de 18 para 16 dólares.

Mesmo com a alta de hoje, os papéis da Vale acumulam queda de 6,11% desde 1 de novembro.

image

Fonte: Suno notícias, Infomoney e Investing.com

image